terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CLUBE SÃO JOÃO. O FUTEBOL E O TEATRO

O Futebol:                                                                                      
ROMEU PELLICCIARI, nascido em Jundiaí no dia 26/03/1911.
Pelo São João jogou entre 1927 a 1929, quando o clube ainda era amador. Antes jogou no Clube Amador Barranco, que havia fundado com um irmão, primos e vizinhos. Segundo meu avô, era no corredor de casa que ele batia bola escondido dos pais quando garoto.
Aos 16 anos já era ídolo no São João, que tinha na época a melhor equipe da cidade. Peitudo e de ombros largos, tinha uma calvície precoce, por isso, diz a lenda, usava um"gorro" que era sua marca registrada. Apresentava certa finura no trato da bola, dribles curtos e sutis. Na década de 30 foi para o PALMEIRAS.
Jogou também no FLUMINENSE, onde ajudou o tricolor a levantar as taças de 1936,37,38, 1940 e 41. Em seis anos, marcou 86 gols (201 jogos).
O CRAQUE jogou a COPA do MUNDO da França em 1938. Vestiu a camisa 13 vezes, com 4 vitórias, três empates e seis derrotas, com três gols marcados. Encerrou a carreira em 1947 e voltou para São Paulo, onde montou um restaurante na Rua Pamplona, chamado CANTINA DO ROMEU.


O Teatro:
Com elenco formado exclusivamente por associados, surgia, na década de 30, o GRUPO DRAMÁTICO SÃO JOÃO.
Liderado por José Braun, que reuniu seus amigos e companheiros - dentre eles Antonio Grassi e Américo Piola - do grupo Dramático do Fratelanza Italiana onde as montagens eram de nível profissional. Além de atores e cantores, toda uma equipe técnica realizava os espetáculos. A maioria deles, beneficente. Da renda obtida, um pouco era destinada ao próprio clube. Na maioria das vezes a alguma família necessitada e também à Escola que a Igreja São João Batista estava montando.

A primeira peça do grupo foi "A TOSCA", representada em Italiano. Américo Braun, um dos principais atores do grupo, era o Conde Vitelio Scarpia, protagonista. As apresentações começaram a acontecer em toda a cidade. Muitas vezes a TROUPE se apresentou no Cine Ideal, que ficava ao lado do clube Grêmio.
O GRUPO, era um verdadeiro orgulho do Bairro da Ponte São João. E as apresentações impecáveis sempre com todos os lugares ocupados. Um dos maiores, senão o maior tesouro do CLUBE SÃO JOÃO em sua história CENTENÁRIA.
No Livro comemorativo  aos CEM ANOS, tem mais...

Nenhum comentário: