domingo, 31 de maio de 2015

ESTRELINHA MEIO SÉCULO. MUITA ALEGRIA NA PONTE SÃO JOÃO






A ESTRELA MAIS BONITA completa 50 anos de vida.
No dia 05 de Junho de 1965 ninguém podia imaginar que o Estrela da Ponte festejaria MEIO SÉCULO.
Melhor, que seria o orgulho da Ponte São João. SEMPRE CAMPEÃO!
Apaixonados por futebol, Joãozinho Balancieri, Casquinha, Tulipa, Zé Caminhão, Wilson Soldan, Walter e outros amigos fundaram o Estrelinha como é carinhosamente chamado. Antes, CONGREGAÇÃO MARIANA ou O TIME DO PADRE.
Com certeza tinham em mente apenas disputar campeonatos oficiais da Liga, deixando de lado os amistosos. Mas a realidade foi muito diferente.
Hoje o Estrela é respeitado, tem sede própria, muitos torcedores, imenso quadro associativo, parte deles ilustre figuras, títulos de Campeão. Inclusive METROPOLITANO.
Tem seu eterno ídolo - XISTÉ.
CINCO ENTA ANOS e uma grande família.

Sua história não caberia em um livro. As dificuldades no início, as rifas, camisas que eram tingidas de azul, a torcida que crescia a cada dia, sempre fiel e cada vez mais fanática. As décadas de 70 e 80 foram especiais. Em 1971, campeões de Jundiaí, em 1972 disputávamos o Campeonato Estadual. O 1º contrato com um patrocinador, a SAJOTUR, tudo era motivo de alegria e prazer.



Saudade do técnico Ênio Baialuna e tanta gente boa. Do QUARTEL GENERAL do time, o BAR DO ÊNIO, onde tudo acontecia. Das reuniões, das festas, os encontros depois dos jogos. Do pessoal que apoiava. Exemplo maior, Zé Bananeiro, que dava laranjas para os atletas. As senhoras que lavavam o material e já sabiam que mesmo com o preço combinado, seria difícil receber. O Nelson que emprestava o caminhão para levar a torcida. A caminhonete do Ditão, que levava os atletas. O Adolpho Massotti, que se encarregava de divulgar o nome do time. E sempre dizia -"Como é gostoso torcer pelo Estrelinha!"

É muita história... Amizade pura, querer bem mesmo. Os torcedores símbolos - Pato, Chicão, Brazão, Birlo e Zé Pretinho. O pessoal da equipe de apoio, Odílon, Mauro, Pisca, Zelão,  Pirola, Walter Trippe, Laudir, Vitório e tantos outros ajudando com rifas, como Waldir Xará, Cilico, Ademar e o Chapéu. Era muita gente! O comércio do bairro também participava e as vezes assustava com o numero elevado de "Livros de Ouro"

Um parágrafo para os diretores, sempre dedicados, José Soldan, Tato, Clóvis e Pedro de Barros, Dito e Erickson Censi, Tom Chacra, sempre tesoureiro, o Marcos e o James Maltoni. O Baby. Os massagistas Zico Censi e Cidão. Enfim, gente boníssima! Claro que não consigo citar todos. Ficaria escrevendo até amanhã. Os Presidentes. O primeiro foi Walter Rosatti, o eterno Nelson de Salvi, Lindomar, Toninho Mozzeli, Valentim Gimenes, e os mais recentes, Aparecido Henrique Leite, Dr. Ronaldo, Antonio Trimboli(Sanan), Marcos Trabaquini, Altevir Ceccato, Agnaldo Crupp.

São 50 anos de vida e muitas de histórias. Vou contar algumas...

- A PRIMEIRA:
Sem dúvida, o título de 1971, no Campo do Nacional lotado. Toda a Ponte São João estava presente naquela manhã de domingo. A Família São joanense mesmo.
Estrela 0 x 0 C. A. Comercial.
Segundo ano disputando o Amador de Jundiaí e o 1º título. Lembro da recepção que tivemos após a conquista. Desfilamos de caminhão, pelas ruas do bairro e fomos recepcionados pela Banda São João Batista, e pelo LENDÁRIO Bloco Estamos na Nossa. Os barris de chopp estavam estrategicamente amarrados nos postes da Avenida São João. Festa de verdade! Não da prá esquecer.



- A SEGUNDA:
Foi quando fomos a Bragança Paulista, em 1972, enfrentar o Bragantino, equipe profissional, que no mês anterior havia ganhado do Paulista 2 x 0. Resultado final 1 x 0, gol de Bié. Os mais de 1000 pagantes até hoje não entenderam. Nem nós.
Mas que ganhamos, ganhamos! Teve até juiz da Federação Paulista de Futebol e Sumula oficial.

- A TERCEIRA:
Em Junho de 1984, quando inauguramos nossa sede própria. Foi a maior festa no bairro. Desfile, Banda São João Batista, Bloco Estamos na Nossa, trenzinho para as crianças, etc. Festa que começou às 8h00 da manhã e só terminou na madrugada. Mas a casa era alugada e dois anos depois o proprietário pediu o imóvel.
Voltamos para o QUARTEL GENERAL.


- A QUARTA:
A maior goleada do futebol amador em todos os tempos, Estrela 31 x 1 Automóvel Clube. Manchete de todos os jornais da época. Recorde! Além da festa.

- A QUINTA:
A ligação que o time tinha com a Paróquia São João Batista. O Padre fazia questão de sempre benzer as camisas, uniforme igual à seleção italiana, "Azzurra" numa homenagem aos nossos avós, na maioria imigrantes italianos.
Era sempre o saudoso Oswaldo Barbaro que cuidava desta parte. Havia também, os assessores especiais, Norival Roberto Sutti e o Picoco, que até hoje faz questão de divulgar a grandeza do Estrela.



Interessante como os jogadores de fora eram recebidos por todos. Vestiam a camisa do Estrela para nunca mais tirar. Casos mais marcantes foram Tióca (um dos maiores goleiros de Jundiaí), o capitão Difú, Bidufa, Dinei entre outros. Ficaram por aqui mesmo.

No final da década de 70 a equipe Juvenil, com meninos todos do bairro, também se sagraria campeã. Faziam parte do time Celso, goleiraço, Careca (Adilson Freddo), Eli, Ei, Robson, Miro, Torrão, Juca Carlinhos, Fú, Marcão, etc.

E assim o Estrela crescia a cada ano, e na década de 90, começaram as grandes conquistas, Em 1998, 2002, 2003, 2005 e 2006 o Estrela ficava Campeão Amador de Jundiaí. Ao todo 7 vezes campeão da cidade. E a grande conquista, que veio em Novembro de 2000. "Campeão Metropolitano".
Na categoria Veteranos, em 2004 também campeão da cidade. O Estrela sempre Campeão!




Por ÚLTIMO a grande conquista. SEDE PRÓPRIA.
Conseguida depois de um trabalho incansável de toda EQUIPE comandada pelo PEDRO JOEL LANZA que depois de muita luta recebeu o terreno próximo a Paróquia do Bairro e sem perda de tempo a SEDE estava em pé.

Destaque ESPECIAL para o trabalho com ENTIDADES SOCIAIS e CRIANÇAS CARENTES realizadas durante todo o ano.
E como a comunidade da PONTE SÃO JOÃO é festeira por natureza mesmo a ESTRELA MAIS BONITA abraça com todo carinho os BLOCOS - CONTINUAMOS NA NOSSA e REFOGADO DO SANDI.
Fica para o atual presidente, Antonio Trimboli.(Sanan) e toda sua diretoria uma homenagem simples, mas cheia de orgulho, e os votos para que a história continue.
"RUMO AO CENTENÁRIO" que 50 anos passaM rápido demais.

ESTRELA DA PONTE. MUITOS ANOS DE VIDA!!!PARABÉNS 

Nenhum comentário: