segunda-feira, 6 de julho de 2015

NOSSO QUERIDO CLUBE SÃO JOÃO

O São João e a saudade...


Vai embora e de repente volta.

Clube que na verdade sempre foi uma extensão da nossa casa. Uma história que começou com os bravos IMIGRANTES ITALIANOS, exatamente na noite de 14 de Abril de 1913.
Fica difícil escrever. Minha família viveu praticamente dentro dele. Como se fosse o quintal da nossa casa. No Futebol, todos vestiram a gloriosa camisa. Começou em 1918 com meu Avô Antonio Mosele, passou pelos meus tios e pelo meu pai. Também tive a honra de vesti-la junto com meus primos. Continuou com meus sobrinhos e meu filho que jogou FutSal de 1991 até 2005. E já estão aí o Enzo filho do meu sobrinho e Matteo Mosele, meu neto, que já começaram dar os primeiros chutes.

Em todos os segmentos o Clube São João foi gigante. Nos esportes, sempre Campeão. No futebol teve seu maior ídolo, o craque ROMEU PELLICCIARI, que defendeu o PALESTRA ITÁLIA, FLUMINENSE e SELEÇÃO BRASILEIRA na COPA do MUNDO de 1938. Segundo meu avô,batia bola no corredor de casa, na Rua Santa Maria, escondido dos pais.



Na década de 30,o Clube já tinha o próprio GRUPO DE TEATRO, composto somente por associados. Na década de 50, tinha  CINEMA, o Cine São João. Tinha também o PROGRAMA DE AUDITÓRIO, todos os domingos de manhã - Clube do Carneirinho.
Tinha seu Poeta, Roque de Barros. O maestro da Banda, Orestes Pellicciari. Arnaldo Tracci o Nardinho, músico nota MIL, que se apresentou até no Continente Europeu com seu ACORDEON mágico. Sem esquecer do "FESTEIRO" Oswaldo Barbaro que foi até o primeiro PAPAI NOEL a descer de helicóptero. Aí já na década de 80.
Não havia piscina pois o campo, com as arquibancadas de madeira ocupava todo espaço.
Mas o rio que passa onde hoje está o Multi Modas, era aonde nadávamos.
A água limpíssima, fazia as vezes da piscina. Afinal era só o trabalho de atravessar a rua. Mas na década de 60 a primeira piscina foi inaugurada. Com maior festa, todas as famílias reunidas, muitas brincadeiras e a banda tocando como nunca.

O destaque maior era sem dúvida para as festas italianas. Italianas de verdade. Os bailes, a folia dos carnavais, enfim tudo acontecia com muita amizade, respeito, alegria e naturalidade. Típico de uma imensa família.

Lembro ainda do parque de diversões, que era montado no campo de terra.
A história do Clube é muito rica mesmo. E as lembranças, os amigos, os campeonatos de botão, bolinha de gude, ping pong, concurso de pipas, pião. A felicidade era sempre muito intensa. Tênis de mesa, boccie, malha, snooker e até academia de Box teve. A primeira quadra de Basquete/FutSal era de areia, na década de 60.

Na década de 80, o Clube São João inaugurava orgulhosamente o espaço mais moderno de todo o Estado de São Paulo. O CENTRO DE CULTURA E ESPORTES, com apresentação inesquecível da Orquestra Sinfônica de São Paulo. Uma Noite de Gala sem dúvida, presenciada por 3000 mil associados.
Pensei colocar mais nomes que ajudaram na história dos 102 anos. Impossível. As famílias também, mas seria injusto esquecer de alguma. 
No LIVRO DO CENTENÁRIO tem fotos inesquecíveis e muitas histórias também. Vale muito a pena ler.

É isso aí meu querido clube...

Nenhum comentário: