sábado, 7 de agosto de 2010

O FUTEBOL, A LEMBRANÇA E A SAUDADE...


Meu dia inesquecível no futebol, aconteceu no distante ano de 1956. Acordei muito mais cedo que de costume. Nem consegui dormir direito. Afinal iria ver de perto os ídolos do meu jogo de botão. Meu pai me levou ao Pacaembú assistir o jogo Corinthians x Ponte Preta.

Minha mãe, não gostou da idéia, mas aceitou. Separou minha roupa mais bonita, a calça curta e o sapato bem engraxado. E recomendou -"Cuidado. Não solte da mão do seu pai. De jeito nenhum!"
Ponte São João, tunel até a Estaçao Ferroviária de Jundiaí. Trem, imagine! Eu nunca havia subido num de verdade.

Jundiaí - Estação da Luz, nem sabia prá onde olhar. Mas chegamos em São Paulo, cidade grande. Arranha céus, carros, tudo era alegria.

Pacaembú. Uma maravilha a entrada do Estádio. Continuava grudado no meu pai, que não soltava minha mão.

Era um domingo pela manhã, a fila não era tão grande, mas parecia que não andava.

Passamos pelo portão e não acreditei no que vi. Maravilha, um sonho, era o gramado do Pacaembú.

Estavamos sentados, e seria questão de tempo para ver meus ídolos. Primeiro time a entrar foi a Ponte Preta. Somente o nº 10 Bibe, famoso na época, me interessava.

Mas o que eu queria ver mesmo era o outro time e meu maior ídolo, o goleiro GILMAR.

E ele era o primeiro da fila, camisa cinza e calções e meias pretas. Distintivo no peito. Atrás dele, Idário, Olavo, Luizinho, Roberto, Homero e outros. Inesquecível.


O jogo estava empatado (1 x 1), e aconteceu pênalti contra o Corinthians. Silêncio geral, e a certeza do meu pai. -" Deixa que o Gilmar pega." E ele pegou mesmo, o jogo terminou empatado. Pouco importava. Eu estava vendo tudo aquilo.

Acho que fiquei mais ou menos uma semana falando para os meus amigos tudo o que vi junto com meu pai, naquela manhã de domingo.

Meu tio, sabendo da viagem disse ao meu pai. -"Agora ele já é um pouco corinthiano."

Acho que ele errou. Pouco corinthiano não existe ninguém. Ou é muito corinthiano, ou não é.

Obrigado por tudo que me ensinou na vida e pelo presente maravilhoso, que eu nunca vou esquecer.

Que saudades do meu querido pai!














Nossa sincera homenagem a todos os pais!

Um comentário:

jurema disse...

Lindo!

Quero deixar registrada aqui minha imensa admiração pelo PAI que você é! Aprendeu muito bem as lições que seu pai lhe ensinou. Parabéns! Que todos os dias sejam um feliz Dias dos Pais.