sábado, 1 de maio de 2010

NOS TRILHOS DO FUTEBOL AMADOR



DIRETOR ESCALA JOGADOR? No Estrela da Ponte escalou. Foi em 1975, no Campo do Primavera, jogo do campeonato amador de Jundiaí. O Estrela tinha para a mesma posição, camisa 10, dois jogadores de qualidade, porém toda a diretoria e a torcida achavam que o Patinhas era melhor que o Hamilton. Somente o técnico Ênio pensava o inverso. E Hamilton era titular, Patinhas no banco entrava somente nos minutos finais. Mas o time não vinha bem, havia perdido as três últimas partidas.
A torcida pedia, os diretores pressionavam, mas nada do técnico mudar. -"Aqui quem escala sou eu. Se não estiver contente, eu vou embora!"
Isso, claro, nunca foi cogitado por ninguém, afinal o Ênio era muito querido por todos. Era o coração do Estrela.
Mas num sábado à noite, numa das mesas do Bar do Ênio, reduto principal do time, os diretores discutiam quem iria buscar os atletas no domingo pela manhã (o jogo estava marcado as 8hs00). Foi quando o Assessor de Imprensa do clube, Norival, que também apoiava a idéia de Patinhas como titular, se comprometeu e mandou -"Deixa que o Patinhas, o Hamilton e o Norberto eu levo."
Domingo, vestiário do Estrela, logo às 7h15, chegou o Norival, mais o Patinhas e o Norberto. E nada do Hamilton.
Furioso, o técnico Ênio esbravejou. -"Cadê o Hamilton, eu preciso muito dele neste jogo". E o Norival respondeu -"Passei primeiro na casa dele, chamei, chamei, esperei um bom tempo e ele não apareceu, já estava ficando tarde e fui correndo buscar o Patinhas e o Norberto".
Inconformado, Ênio escalou o time, deu a 10 para o Patinhas e num canto disse para o novo 10. -"Vamos lá, sempre confiei em seu futebol. Não decepciona".
Resultado. O Estrela ganhou o jogo (2 x 0), dois gols do Patinhas, que foi eleito inclusive o melhor da partida.
Após o banho e na saída do estádio, o Ênio da de cara com o Hamilton.
- "Que aconteceu? Perdeu a hora?
O Hamilton, também nervoso, -"Estava no portão desde as 6h30, e ninguém passou pra me pegar. Vim de ônibus."
e o Ênio, sem pestanejar -"Eu estava desconfiado. Isso foi coisa daquele F.. da P.... Fez de propósito."
E assim o Patinhas passou de reserva a titular, o Estrela melhorou na tabela, e o inesquecível Ênio acabou se conformando.

Nenhum comentário: