sexta-feira, 9 de abril de 2010

MEU SÃO JOÃO, PARABÉNS E MUITOS ANOS DE VIDA...



Mais três, e nosso verde e branco, da sempre amada Ponte São João, estará completando 100 anos!O Clube que na verdade sempre foi uma extensão da nossa casa. Uma história que começou com os bravos imigrantes italianos exatamente na noite de 14 de Abril de 1913.

Fica muito difícil para o Blog explicar o sentimento pelo clube, pois as 5 (cinco) gerações da nossa família viveram praticamente dentro dele. Como se fosse o quintal da nossa casa. No Futebol, todos vestiram a gloriosa camisa. Começou em 1918 com meu Avô Antonio Mosele, passou pelos meus tios e pelo meu pai. Também tive a honra de vesti-la junto com meus primos. Continuou com meus sobrinhos e meu filho que jogou FutSal de 1991 até 2005. E já está aí o Enzo Mosele, filho do meu sobrinho, que já começou a dar os primeiros chutes.

Em todos os segmentos o Clube São João foi gigante. Nos esportes, sempre Campeão. No futebol teve seu maior ídolo, o craque ROMEU PELLICCIARI, que defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1938, na Itália. Segundo meu avô, era no corredor da nossa casa, na Rua Santa Maria, que ele batia bola, escondido dos pais.


Na década de 30 e 40, o Clube já tinha o próprio Grupo de Teatro, composto somente por associados. Na década de 50, tinha seu próprio cinema, o Cine São João. Tinha também seu programa de auditório e o seu Poeta, Roque de Barros. Tinha o maestro da Banda, Orestes Pellicciari. E tinha também Arnaldo Tracci, o Nardinho, músico nota mil, que foi se apresentar até no continente Europeu, com seu acordeon mágico.

Não havia piscina, pois o campo, com as arquibancadas de madeira ocupava todo espaço. Mas o rio que passa onde hoje está o Multi Modas, era aonde nadávamos. A água limpissíma, fazia as vezes da piscina. Afinal era só o trabalho de atravessar a rua. Mas na década de 60 a primeira piscina foi inaugurada. Com a maior festa, todas as famílias reunidas, muitas brincadeiras e a banda tocando como nunca.

O destaque maior era sem dúvida para as festas italianas. Italianas de verdade. Os bailes, a folia dos carnavais, enfim tudo acontecia com muita amizade, respeito, alegria e naturalidade. Típico de uma imensa família.

Lembro ainda do parque de diversões, que era montado no campo de terra. A história do Clube é muito rica mesmo. E as lembranças, os amigos, os campeonatos de botão, bolinha de gude, ping pong, concurso de pipas, pião. A felicidade era sempre muito intensa. Tênis de mesa, boccie, malha, snooker e até academia de Box teve. A primeira quadra de Basquete/FutSal era de areia, na década de 60.

Na década de 80, o Clube São João inaugurava orgulhosamente o espaço mais moderno de todo o Estado de São Paulo. O Centro de Cultura e Esportes, com apresentação inesquecível da Orquestra Sinfônica de São Paulo. Uma Noite de Gala sem dúvida, presenciada por 3000 mil associados.

Um livro seria muito pouco para escrever toda a história do Clube São João. E colocar nomes de todos que construíram esse maravilhoso clube, impossível! Certamente esqueceria de muitos. Pensei nas familias, mas seria mais injusto ainda se esquecesse de uma única.



14 de Abril de 2010, Quarta Feira. 97 anos de vida! PARABÉNS CLUBE SÃO JOÃO.

3 comentários:

Anônimo disse...

poxa vida... aaaa o clube sao joao...
passei praticamente minha infancia pelos cantos do clube!!!
uma grande casa da ponte sao joao,,,
e nao posso de deixar de lembrar quando passava na casa do meu primo as 4 hrs pra gnt ir no clube, era todos os dias,,, depois passava na casa da avó pra jantar... e saudades !!!

Anônimo disse...

MEU SÃO JOÃO DE TANTAS ALEGRIAS.....FELIZ ANIVERSÁRIO!

Anônimo disse...

Será que o porteiro é o Barulho ou o Seu Teixeira???