sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

NOS TRILHOS DO FUTEBOL AMADOR





Foi nos campos oficiais de futebol do Clube Jundiaiense que tive o imenso prazer e felicidade maior ainda de conhecer um atleta amador de verdade e também um apaixonado por futebol. Nascido na cidade vizinha de Americana em 07 de Novembro de 1933. Provavelmente trata-se de um colecionador de revistas de futebol, figurinhas ou coisa parecida. Quem pensou assim errou feio. Trata-se de um JOGADOR DE FUTEBOL EM ATIVIDADE. Lateral Esquerdo e que ainda está , com a graça de Deus , disputando campeonatos internos e participando ativamente do nosso grupo UPA. Não perde um treino ou jogo sequer. Sempre o primeiro a chegar. O nosso técnico Fernando Brayner nunca teve dúvidas na lateral esquerda. A camisa é do Gimenes. Aliás, ele leva para casa, lava, passa e vem com ela. Já sabe que é titular mesmo. O nosso querido Sebastião Gimenes ou, Gi para muitos, entra para jogar num campo oficial com seus exatos 76 anos de idade, onde a média do grupo é de 49 anos. E ele não pensa em parar tão cedo. Se alguém fala em data festiva ou despedida, ele nem dá bola. -"Eu quero continuar jogando, e fico muito feliz quando compro minha penúltima chuteira".
Quando tinha sete anos, a família de Gimenes mudou-se para a Capital. Ele começou a carreira com 12 anos (64 anos de futebol). Seu primeiro clube foi o Rubro Verde do bairro do Belém onde ficou até os 14 anos, como infantil. Dos 15 até 18 jogou no Bandeirantes, também do mesmo bairro, clube varzeano. Foi aí que houve o jogo contra o Infantil do S.C. Corinthians Paulista. Time que tinha na época Cabeção como goleiro, que mais tarde jogaria na Seleção Brasileira. Tinha ainda Colombo na ponta esquerda e nada mais nada menos que Luisinho "O Pequeno Polegar", ídolo eterno e um dos maiores jogadores da história do Timão. A equipe do Corinthians acabara de ficar Campeã Sul Americana no Chile.







Houve também o jogo amistoso com o Juventus da Rua Javari. Foi quando recebeu o convite para jogar na equipe do "moleque travesso". E não pode aceitar porque o horário dos treinos coincidia com seu trabalho. Gimenes jogaria ainda como amador por vários anos nas equipes do Falcão Paulista e no Brasil F.C., equipes também da Mooca.
Gimenes mudou para Jundiaí em 1977, já casado, com 44 anos e louco para arranjar local e time para continuar jogando futebol, sua paixão. Exatamente aí começava sua carreira no UPA. Foram muitos campeonatos internos, títulos e troféus como "destaque do campeonato".
Gimenes passou por contusões, assim como todo craque, que quase o afastaram do futebol. Fraturou a clavícula, mas retornou, e mais tarde fraturaria o pulso. Também se recuperou e voltou e, o pior aconteceria em 2009, quando fraturou o malar e o arco orbital. Gimenes teve que fazer uma delicada cirurgia e recebeu 3 placas e 16 parafusos para consolidar a fratura. Qualquer um, acredito, encerraria a carreira, mas não o nosso Gi.
Gimenes tem o seu jeitinho peculiar, sutil eu diria, de cometer faltas ou penalidades. E o árbitro acaba, quase sempre, entrando na dele. Experiência é que não falta.
Outra característica do nosso Gimenes. Ele é muito chorão. Quando o juiz apita contra seu time é sempre o primeiro a reclamar. Não adianta, ele acha que sempre tem razão.




Humildemente e cheio de alegria, nosso Blog presta essa homenagem a um verdadeiro atleta amador, que fica também na história do nosso Futebol. Valeu Gimenes e muito obrigado mesmo. Se você estivesse em algum álbum de figurinhas, certamente ela seria "carimbada".

Um comentário:

Unknown disse...

Fiquei muito feliz e emocionada ao ver a história "futebolistica" do meu pai ser tão carinhosamente retratada por vocês... Além de um ótimo jogador, ele também é um ótimo pai, pois nos educou, e ainda nos educa, apesar da nossa idade, com maestria e amor...
Pai Te Amo Muito!
Beijos

Simone