quarta-feira, 24 de março de 2010

SELEÇÃO DO BRASIL OU SELEÇÃO DO DUNGA ?



Até onde vai o poder do técnico da nossa seleção? Até onde vai a teimosia? Tivemos casos famosos. Zagalo, que pegou a seleção pronta do João Saldanha em 1970, era teimoso, mas naquela copa quem escalava era Gerson, Pelé, Tostão, Wilson Piazza e Rivelino. Para o bem da seleção fizeram o técnico Zagalo mais ouvir e aprender, do que falar. " Tri Campeão "
Em 1974, Zagalo, então todo poderoso e mais teimoso, achou que podia tudo, decidindo tudo sozinho. -"Holanda, que Holanda? Eu conheço o Brasil". Deu no que deu, Holanda 2 x 0 Brasil. Tcháu copa de 1974.
Em 1978, aparece do nada Cláudio Coutinho, até então preparador físico. Overlaping, ponto futuro, etc, etc. Brasil Campeão? Moral! A Argentina levou a Copa de verdade.
Em 1982 e l986 o mestre Telê Santana. Teimoso também, mas com uma diferença, conhecia tudo de futebol. Até hoje reverenciado no mundo inteiro. Perdeu as duas copas mas mostrou a cara do verdadeiro futebol brasileiro. Saudade do mestre.
Em 1990, inventaram o Sebastião Lazaroni. Meu Deus! Essa copa, prefiro não comentar.
Veio 1994. Eis que surge o teórico Professor Parreira e o pior, ressuscitaria Zagalo, até então esquecido desde 1974. E os dois teimosos já haviam decidido.-"Nessa seleção o Baixinho não joga mais. Enquanto estivermos aqui, não!". O Baixinho era o indisciplinado Romário, que no auge da forma encantava o mundo do futebol com seus incríveis gols. O torcedor brasileiro não se conformava, e a seleção estava quase ficando fora da copa. Ia muito mal nas eliminatórias e precisava ganhar do Uruguai no Maracanã. Então a dupla Parreira/Zagalo decretou -"Romário está convocado, mas vamos conversar muito com ele antes". O fim a torcida brasileira já sabe. O Baixinho jogou contra o Uruguai, fez os dois gols que classificaram o Brasil e de quebra, arrebentou na Copa dos Estados Unidos, deixou a taça no colo da dupla teimosa e voltou na janelinha do avião. "Tetra Campeão"
Em 1998 ficou, mais uma vez o Zagalo, como técnico. Outra vez. Tcháu, tcháu Copa. Deu França de Zidane.
Veio 2002, com o não menos teimoso Felipão no comando. A seleção conseguiu perder de Honduras e nas eliminatórias se classificou somente no último jogo, ganhando da "poderosa" Bolívia. Mas o Felipão, ficou muito amigo dos jogadores, começou a ouvir mais, escalou Marcos, seu goleiro de confiança, esperou o Fenômeno se recuperar, teve paciência e o resultado final, "Brasil Penta Campeão do Mundo".
Mas, em 20o6, volta o Parreira e o Zagalo. Ninguém merece. Mas aí nem foi culpa deles. Os dois não mandavam nada mesmo e foi a festa antecipada do já ganhou. França, outra vez, 1 x 0.
Mas quando a torcida brasileira achava que já tinha visto tudo, eis que surge nada mais nada menos que DUNGA. E, quase toda a imprensa que no começo não se conformava, se cala. Os resultados estão aí. Ninguém pode contestar.
Mas temos uma opinião um pouco diferente. Com tantos talentos que o futebol brasileiro tem, e disputando uma eliminatória que classifica CINCO seleções, se o técnico não atrapalhar, o Brasil sempre estará na copa.
Agora, convenhamos, disputar e ganhar uma copa do mundo é bem diferente e a preocupação fica na teimosia do técnico. -"O grupo está fechado, e na convocação final, pouca coisa deve mudar".
Calma Dunga é cedo ainda, e quem está jogando bem e merecem convocação são Júlio César, Maicon, Lúcio(Inter de Milão), Juan (Roma) e Daniel Alves(Barcelona) mais o Kaká pelo histórico dele. Os que sempre estiveram na sua lista atravessam má fase nos clubes, e alguns são reservas. Deixe a teimosia de lado, reflita muito, pense um pouco mais. A responsabilidade é muito grande. Muita calma nesta hora seu Dunga. E boa sorte!

2 comentários:

Unknown disse...

Como jogador Dunga foi um brucutu de mediana qualidade, como técnico, só quer levar brucutus como ele. Os "tecnicos" de futebol de hoje, estão perdendo para os fisicultores fabricantes de brucutus. O futebol mais lindo do mundo se joga, com jogadores como Dener (saudades), Ganso, Messi, Ronaldo e, os craques das decadas de 60 a 82. Na cabeça do anão de jardim o futebol está mais para Domingos (brucutu mor) e Diego Souza (brucutu em formação).

Mauro

Mosele disse...

Como diria o super estrategista Enio (saudade)
-" Aqueles becaço só tem tamanho. Vai prá cima. Valeu.